em 7 de maio de 2021

Como escolher uma administradora de condomínio?

em 7 de maio de 2021

Como escolher uma administradora de condomínio?

Gerenciar um condomínio requer dezenas de responsabilidades e, por isso, a falta de preparo e conhecimento específico para lidar com assuntos burocráticos comuns em qualquer dinâmica de gestão, como financeiros, jurídicos e trabalhistas, podem comprometer o trabalho do síndico, cujas funções são pautadas nessas três principais frentes. 

Se você é síndico(a) e está pensando se vale a pena investir em uma administradora de condomínio, vamos te mostrar neste artigo quais detalhes você deve ficar atento durante sua pesquisa sobre empresas especializadas em gestão de condomínio. 

 

Quando procurar uma administradora para o seu condomínio?

Quando o síndico não se sente seguro ou não dispõe de conhecimento adequado para lidar com serviços burocráticos, é válido considerar contratar uma administradora de condomínios e terceirizar alguns processos.

Segundo o Art. 1348 do Código Civil, o síndico é eleito em assembleia geral ordinária, permitindo ainda que ele transfira total ou parcialmente os poderes de representação ou funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposto em contrato na convenção do condomínio.

Sendo assim, o síndico tem autonomia para contratar uma administradora de condomínio, pois, segundo a Lei, é considerado representante legal do condomínio (pessoa jurídica). 

O síndico também fica responsável pelos trâmites da contratação, análise das cláusulas referentes a multas e gastos decorrentes de erros de responsabilidade da empresa, além de verificar se as condições oferecidas pela administradora irão atender as expectativas do condomínio. 

O contrato da administradora é assinado como prestadora de serviços e servirá de garantia para a relação entre o condomínio e a empresa. O documento é assinado pelo síndico.

Pontos que você deve considerar antes de escolher uma administradora de condomínio.

Referências da empresa no mercado

Se você já estiver no processo final de escolha, antes de bater o martelo, é válido conhecer a história das empresas e sua presença no mercado e verificar se ela, de fato, possui a competência necessária para lidar com assuntos comuns à gestão condominial.

A Servicon, por exemplo, conta com mais de 30 anos de experiência no mercado, sendo pioneira no setor de gestão de condomínios na capital potiguar. Ao todo, mais de 250 condomínios já foram atendidos, somando 16 mil condôminos.

Investimento em tecnologia 

Para atender as demandas cada vez mais urgentes do cliente, as empresas precisam estar constantemente atualizando suas operações, portanto, o investimento em tecnologia feito pela empresa, as novidades e as ferramentas oferecidas são essenciais para a análise do cliente final. Isso mostra que a empresa está atenta às transformações da sociedade e, consequentemente, está apta para resolver os problemas do consumidor.

Na Servicon, temos uma completa infraestrutura com o que há de mais moderno em tecnologia para facilitar o atendimento para os síndicos e condôminos. Além de um sistema prático e online disponível no nosso site, onde o cliente pode solicitar diversos serviços na seção Área do Condômino, existe ainda o aplicativo exclusivo para facilitar o atendimento a qualquer momento do dia direto no celular.

Avalie as soluções oferecidas pela empresa 

As soluções criadas pela administradora devem atender as necessidades relatadas pelo condomínio e os seus diferenciais para área de gestão condominial. Algumas soluções oferecidas pela Servicon incluem suporte aos condôminos, gestão de contratos, organização financeira, entre outros. 

Cláusulas do contrato

Como em qualquer dinâmica de contratação de serviços, antes de assinar, é fundamental ler o contrato integralmente para entender a fundo as condições oferecidas pela administradora. O documento deve conter os seguintes pontos:

  • valor cobrado da taxa mensal
  • pagamentos de multas, contas e impostos
  • cláusula de rescisão
  • administração dos funcionários
  • seguro para o condomínio
  • cláusula de rescisão do contrato

 

Atendimento

A recepção da empresa no primeiro contato do cliente é um importante critério na decisão dele de fechar negócio. Portanto, a administradora de condomínio deve oferecer vários canais de atendimento para que o cliente escolha aquela que melhor se adequa a sua necessidade. Investimento em atendimento automático, personalizado e disponível 24h, aplicativos, redes sociais, WhatsApp, mensagem via SMS, entre outros, indicam que a empresa se preocupa em resolver os problemas do seu cliente.

Curtiu as nossas dicas? Se você está procurando uma administradora de condomínio com experiência de mercado e que investe em tecnologia, basta acessar o site da Servicon, enviar a sua proposta e conhecer mais os nossos serviços.