em 13 de agosto de 2021

Como economizar água no condomínio?

em 13 de agosto de 2021

Como economizar água no condomínio?

Na vida em condomínio, este é um dos itens de maior peso na taxa mensal, pois, além do consumo individual, há, também, o consumo de água dos espaços de lazer e áreas comuns e manutenção da estrutura do prédio, como piscinas, jardins, garagens, banheiros, entre outros.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, o combate ao desperdício de água no condomínio gera mais economia para os moradores, diminuindo os riscos de comprometer o caixa do prédio, pois ajuda a reduzir eventuais aumentos na tarifa

Se você é síndico e está procurando alternativas de como economizar água no condomínio, continue a leitura e confira neste artigo algumas práticas para te ajudar a solucionar o problema. Boa leitura! 

 

Quais práticas adotar para combater o desperdício de água no condomínio?

Antes de tudo, é importante lembrar que de nada adianta apresentar boas práticas para economizar água no condomínio se não houver o interesse genuíno dos moradores e funcionários do prédio de trabalharem coletivamente para esta finalidade. É importante que cada um reavalie seus hábitos de consumo de forma individual e explanar em assembleia o que tem feito para evitar desperdícios.

Confira abaixo algumas medidas para ajudar a economizar água no condomínio:

  • Todo condomínio deve estabelecer uma rotina de inspeção por toda a área do prédio (áreas externas e unidades) para identificar possíveis canais de vazamento, como válvulas, canos, caixas d’água,  e torneiras. É recomendável que a vistoria periódica aconteça a cada seis meses e deve ser feita por um profissional da área.
  • A grande maioria dos casos de vazamentos em prédios vem do atual estado de conservação da parte hidráulica interna e externa, principalmente em prédios mais antigos. Durante a vistoria, o técnico pode sugerir a substituição parcial ou total desta estrutura que, dependendo do local de reparo, pode ficar sob responsabilidade da gestão ou do proprietário do apartamento
  • É importante orientar os moradores a comunicarem o síndico, zelador e a administradora do condomínio responsável por qualquer suspeita de vazamento ou de infiltração. Quanto mais rápido o problema for identificado, menos água será desperdiçada. 
  • A data marcada para a inspeção nos apartamentos deve ser comunicada de forma antecipada com os moradores.  
  • O reaproveitamento da água é também uma excelente estratégia para economizar água no condomínio. Se você é síndico do prédio, pesquise a fundo sobre quais equipamentos são utilizados para captação de água de uso doméstico ou da chuva e como fazer a instalação de estação de tratamento na área do prédio e apresente a proposta aos moradores em assembleia. 

 

Área de jardim e piscina: seriam eles os “reis do desperdício” de água no condomínio?

 

À primeira vista, fica até confuso pensar em como conseguir economizar água no condomínio que possui jardim e piscina, não é mesmo? Apesar de serem dois ambientes com alto consumo de água, existem meios inteligentes que te ajudam a desfrutar ao máximo desses ambientes sem se preocupar com o desperdício deste bem tão precioso.

Jardim 

Um jardim bem cuidado é um belo cartão de visita para quem entra no prédio, mas manter as plantas sempre bonitas aos olhos requer cuidado, dedicação e água – muita água.

Para que o condomínio consiga ter um jardim sempre bonito sem surpresas desagradáveis na conta de água, a dica é identificar os melhores dias e horários – dependendo do tipo de planta – para a rega e investir em sistema de irrigação adequado que facilite na hora de levar água para as plantas. No mercado, existem vários equipamentos de irrigação automáticos para jardins verticais e horizontais que permite programar os horários, frequência e quantidade de água utilizado.

No Inverno, o jardim pode ser regado em dias alternados. Lembra daquela água reaproveitada? Ela pode ser utilizada para regar as plantas do jardim e na limpeza de áreas comuns, quando necessário. E para as plantas de menor porte, dê preferência ao regador.

Piscinas

A piscina é um dos ambientes coletivos com maior índice de desperdício de água. Mesmo que você não a aproveite tanto, saiba que condomínios com piscina são bastante valorizados no mercado imobiliário.

Assim como o jardim, manter a área da piscina bem cuidada é essencial não só para tornar o ambiente agradável aos moradores e visitantes, mas, principalmente, para evitar aumentos na taxa condominial oriundos de manutenção frequente causado por bombas e filtros defeituosos.

Você sabia que 90% da água das piscinas é perdida pela evaporação? Quando a piscina não estiver sendo usada, coloque uma capa de proteção para cobrir a superfície. 

Nos dias de manutenção, revise a bomba e o filtro da piscina pois o mau funcionamento também resulta no desperdícios de água. Já a limpeza rápida pode ser feita diariamente através de peneiras próprias para piscina. A sujeira acumulada no fundo pode ser aspirada.

A água deve ser filtrada todos os dias pelo período de seis horas, ajustando o pH, alcalinidade e cloro conforme a necessidade.

A economia de água no condomínio deve ser uma preocupação contínua, portanto, o síndico deve apresentar suas soluções para combater o problema de desperdício durante assembleia, desde a investimentos em equipamentos de tratamento da água até a cobrança de uma participação ativa dos moradores e funcionários para que cada um reveja seus hábitos, deixando-os sempre em estado de alerta quanto ao nível de água consumido por dia.

 

E você, síndico? Tem adotado alguma política adequada para ajudar a economizar água no condomínio? Quais soluções você já aplicou que deram certo? Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Até a próxima!