em 25 de junho de 2021

Como lidar com a inadimplência no condomínio?

em 25 de junho de 2021

Como lidar com a inadimplência no condomínio?

A inadimplência em condomínios é uma situação bastante incômoda e que pode atrapalhar o convívio entre os moradores, além de prejudicar a gestão do síndico, que é o responsável pelo condomínio. 

Se você é síndico e está lidando com moradores inadimplentes, confira neste artigo tudo o que você precisa saber para lidar com o problema de forma efetiva e dicas de como tocar a gestão do condomínio com o caixa em desfalque. Confira!

 

Inadimplência no condomínio: como identificar e lidar com o problema.

Infelizmente, todo síndico está sujeito a lidar com moradores inadimplentes. Com o caixa desfalcado, além de comprometer o orçamento da gestão e, consequentemente, o pagamento dos funcionários do prédio e manutenção de serviços, a situação gera desconforto entre os moradores, pois o valor restante para fechar o mês será cobrado da taxa condominial dos demais moradores que estão em dia com suas obrigações.

Para evitar que a situação evolua e vire uma bola de neve, é preciso investir em medidas eficientes, mas, antes de tudo, o síndico precisa analisar a situação do condômino: qual seria o motivo do atraso? (desemprego, doença na família, perda de renda, etc). Dependendo da situação, cabe ao síndico ser mais flexível, apresentar as soluções indicadas e tentar negociar a dívida.

Outro ponto importante é fortalecer a comunicação entre os moradores sobre a importância de estar em dia com a taxa condominial para manter o funcionamento do prédio de forma adequada. O assunto pode ser comentado durante assembleias ou via circular e e-mail. Vale ainda fixar cartazes em áreas comuns com tais informações.

Quais punições podem ser aplicadas legalmente ao condômino inadimplente?

  • Segundo o Código Civil, o condômino inadimplente pode ser impedido de votar em assembleias.
  • O morador pode sofrer multa de 2% e juros de até 1% ao mês, correspondente às taxas atrasadas, conforme determinado pela convenção. 
  • Em último caso, o condomínio pode entrar com uma ação judicial e solicitar a penhora ou leilão do imóvel. No entanto, dependendo do tamanho da dívida, outros bens do morador podem ser penhorados, como automóvel.

 

Outras medidas podem ser aplicadas nestes casos, mas que não estão presentes no Código Civil, como a suspensão do uso da área de lazer e corte de gás e água via hidrômetro individual. Estas punições devem ser decididas e registradas em assembleia.

O síndico pode notificar o condômino inadimplente com antecedência por meio de e-mail, aplicativo do condomínio e correspondência direta. Lembrando que o síndico não deve fazer este tipo de abordagem em público, pois pode gerar constrangimento para o morador. 

 

Quais medidas o síndico pode tomar para melhor administrar o condomínio em tempos de baixa receita?

O síndico deve se preparar em situações desse tipo, e para isso, é importante fazer um controle efetivo das finanças do condomínio, como registrar a entrada e saída de recursos e ter um fundo de reserva.

Além do fluxo de caixa, o síndico também deve se responsabilizar pelas contas a pagar e gestão de todas as despesas pendentes do condomínio, e acompanhar quem são os moradores em situação inadimplente (tempo e valor da dívida).

Uma das causas para a inadimplência está no formato limitado para pagamento da taxa condominial; no caso, o boleto é o mais utilizado. Para minimizar casos de inadimplência e oferecer mais comodidade para os moradores do prédio, vale diversificar as opções e considerar a adição de débito automático, cheque, cartão de crédito e débito.

Aplicativos e softwares de gestão de condomínio também auxiliam o síndico no controle das finanças, como o aplicativo Área do Condômino, da Servicon. No próprio aplicativo, o condômino pode solicitar a 2° via do boleto e visualizar cobranças em aberto.

Se a taxa de inadimplência estiver muito alta, o síndico pode racionar alguns gastos no condomínio para economizar no caixa do prédio. Confira abaixo algumas dicas!

 

  • Invista em lâmpadas do tipo LED que são 80% mais econômicas do que as do tipo fluorescente. À noite, nas áreas comuns do prédio, em horários de pouca circulação, dá para intercalar a iluminação dos postes (liga um, desliga outro), e conscientizar os funcionários e moradores de desligar equipamentos e luzes de ambientes que não estão sendo utilizados.
  • Em horários de pouco movimento, analise a possibilidade de desligar um dos elevadores do prédio.
  • O síndico pode considerar contratar uma empresa especialista em administração de condomínio para ajudá-lo na gestão do condomínio.

A inadimplência é um problema inerente a qualquer condomínio, mas com alguns ajustes, paciência e empatia do síndico, é possível solucioná-lo sem dor de cabeça. Para saber mais sobre como a Servicon pode te ajudar em uma gestão mais econômica do condomínio, basta acessar o site oficial e enviar sua proposta.