em 31 de maio de 2021

Terceirização de mão de obra para condomínios: tudo o que você precisa saber antes de contratar!

em 31 de maio de 2021

Terceirização de mão de obra para condomínios: tudo o que você precisa saber antes de contratar!

No mundo corporativo, quando as empresas optam por terceirizar alguns serviços, o objetivo principal do gestor é estar mais disponível para focar em atividades que lhe exige mais de sua presença. 

Além disso, é mais conveniente investir em mão de obra terceirizada para serviços nas quais a empresa não dispõe de equipes internas qualificadas o suficiente para executá-los.

Portanto, contratar profissionais capacitados de forma terceirizada para oferecer um suporte para o condomínio é uma alternativa bastante eficaz.

Para os condomínios, seja residencial ou comercial, a ideia é a mesma, porém, com uma particularidade interessante: o síndico ou administradora do prédio pode ter acesso à  diversos serviços terceirizados através de empresas especializadas em administração de condomínios.

Se você é síndico de prédio e está considerando terceirizar a mão de obra específica para seu condomínio, reunimos neste artigo as principais informações que você precisa para escolher a empresa terceirizada ideal.

 

Terceirização da mão de obra em condomínios: o que você precisa saber

A busca por mão de obra especializada terceirizada tem sido uma prática cada vez mais comum nos condomínios após a aprovação da Lei 13.429, em 2017, que permitiu aos condomínios a contratação de qualquer tipo de trabalho à ser executado em suas dependências de forma terceirizada, 

Os serviços que costumam ser contratados de forma terceirizada nos condomínios são os seguintes os de vigilância, portaria, limpeza, jardinagem, manutenção e vistoria predial, soluções administrativas (financeiro e jurídico) e transporte.

 

E quais são as vantagens para o condomínio ao terceirizar sua mão de obra?

Uma das principais vantagens ao terceirizar a mão de obra é a de que a empresa contratada torna-se a única responsável pela gestão dos profissionais atuantes no serviço prestado durante o período contratado. 

A empresa também é responsável por arcar com os custos relativos ao contrato de pessoal e obrigações trabalhistas. Dessa forma, o síndico tem mais tempo para tratar de outros assuntos que lhe é pertinente na gestão do condomínio.

Outro ponto favorável é a de que, caso haja a necessidade de substituir algum funcionário durante o serviço, a empresa contratada efetuará a troca imediata.

Ao escolher o serviço terceirizado, o condomínio terá o benefício de ter uma empresa que realize as atividades de forma profissional e organizada. Dessa forma, detalhes como limpeza correta e cuidado em evitar a contaminação de ambientes após concluído o serviço são inteiramente de responsabilidade da empresa.

Equipamentos, uniformes, insumos, equipamentos de proteção e materiais para a execução das atividades são fornecidos pela empresa de terceirização contratada.

Mas, atenção: durante todo o período de execução das atividades, o síndico, gestor ou equipe responsável pela administração do condomínio deve estar atento para avaliar se a empresa está cumprindo o que foi acordado no ato da contratação.

 

Dicas para encontrar a mão de obra terceirizada ideal

Pesquise referências no mercado

A credibilidade da empresa é fundamental antes de bater o martelo sobre a contratação. Verifique se a instituição está regular no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), além de documentos que comprovem que a empresa está em dia com a lei junto aos órgão responsáveis.

Avalie a experiência da empresa no setor

A experiência da empresa no mercado é extremamente valiosa nesse momento de pesquisa. Para condomínios, grande parte dos serviços citados anteriormente são oferecidos por empresas especializadas em administração condominial, o que facilita o entendimento sobre como será feito o serviço contratado. 

Portanto, saiba quem são os clientes que já foram atendidos pela administradora e seu tempo no mercado. 

 

E para serviços de mão de obra no seu condomínio, conte com a Servicon!

A Servicon é uma empresa especializada em administração de condomínios e conta com 33 anos de atuação no mercado de gestão condominial. Em nosso portfólio, os clientes encontram serviços terceirizados para condomínios de grande, médio e pequeno porte, como manutenção e vistoria predial, administrativo, financeiro e jurídico, prestação de contas e recursos humanos.

Tudo feito sob medida e de forma personalizada para atender as necessidades de cada condomínio.

Ficou interessado? Para saber mais, entre em contato conosco! Clique aqui e solicite sua proposta.